´

Autentika.GOV

Iniciando

Esta secção orientará você sobre como iniciar a integração da sua aplicação com o Autentika, incluindo o registo da sua aplicação no Autentika, a descrição dos dados do utilizador que será retornada pelo Autentika e a implementação do protocolo OpenID Connect.

Registo da aplicação

Para que a sua aplicação possa autenticar os seus utilizadores via Autentika, o mesmo tem de estar registado como um provedor de serviço no Autentika. Para iniciar o processo de registo, entre em contacto com a nossa equipa.

O único requisito obrigatório para o registo de uma aplicação é o URL de redireccionamento (Redirect URL). O Redirect URL é o endereço web da sua aplicação, por onde o utilizador será redirecionado após fazer o login.

Dados do utilizador

Após a autenticação do utilizador, a sua aplicação poderá fazer uma requisição para os dados de seu perfil, incluindo o seu nome e o seu email.

O Autentika apenas partilha os dados do utilizador após o mesmo dar o seu consentimento (o consentimento é solicitado ao utilizador durante o processo de autenticação). O Autentika utiliza o email como o principal identificador do utilizador.

OpenID Connect

Autentika utiliza o protocolo OpenID Connect (OIDC) para permitir as aplicações verificar a identidade dos utilizadores e obter as informações do seu perfil.

O OIDC é um protocolo de autenticação implementada sobre o protocolo OAuth 2.0, fornecendo segurança no processo de autenticação e ao mesmo tempo, garantindo uma boa experiência de utilização por parte dos utilizadores.

Para mais informações sobre como o Autentika suporta o OIDC clique aqui

Voltar ao topo