´

Privacidade e segurança

Aplicações terceiras podem autenticar os utilizadores via Autentika de uma forma segura e controlada. Em vez de criares uma conta (de base) para cada aplicação, o Autentika permite autenticar de forma segura com a sua conta já existente. Além de evitar a criação manual de uma conta para cada aplicação, beneficias do Single-sign On (SSO) entre as aplicações integradas com o Autentika.

Privacidade

Para garantir a sua privacidade, o Autentika dispões de um conjunto de meios e princípios que te permite controlar como os seus dados de perfil são coletados e geridos, que aplicações terão acesso a esses dados, quais dados são partilhados com os mesmos e por quanto período de tempo.

Para mais informações sobre as políticas de privacidade clique aqui.

Configurar autorização de aplicações

Para configurar as aplicações autorizadas para a sua conta, siga as instruções a seguir:

  1. Clique aqui para entrar no portal do utilizador no Autentika;
  2. Após autenticar-se, clique no botão ’Ver Detalhes’ no painel ’Apps Autorizadas’. Será listada todas as aplicações autorizadas;
  3. Identifique a aplicação a remover autorização e clique no botão ’Remover Aplicação’.

Configurar consentimento a serviços

O portal do utilizador permite listar e atualizar/revogar os consentimentos concebidos para a partilha dos seus dados de perfil com aplicações e serviços terceiros. Para configurar os consentimentos concebidos, siga as instruções a seguir:

  1. Clique aqui para entrar no portal do utilizador no Autentika;
  2. Após autenticar-se, clique no botão ’Ver Detalhes’ no painel ’Gestão de Consentimentos’. Será listada os consentimentos autorizados;
  3. Para revogar o consentimento autorizado para uma aplicação, clique no botão ’Revogar’ associado a respetiva aplicação;
  4. Para editar outras configurações como os atributos partilhados e o tempo de vida da autorização, clique no botão definições.

Segurança

Para garantir a segurança de seus dados o Autentika adota os princípios e boas práticas de segurança. Além da autenticação básica, o Autentika possibilita a utilização de um segundo fator de autenticação (autenticação multi-factor) por forma a aumentar a segurança.

Com a autenticação multi-factor mesmo que uma forma de autenticação for comprometida (por roubo de username e palavra-passe por exemplo), a segurança não será comprometida devido ao outro fator necessário para a autenticação. Na autenticação multi-fator o utilizador identifica-se em duas etapas:

  1. É solicitado o seu email e palavra-passe;
  2. É enviado um código para o seu contacto móvel (SMS OTP) e esse código é solicitado num formulário.

Para completar a autenticação com sucesso o utilizador terá de autenticar com sucesso nas duas etapas. A segunda forma de autenticação pode ser respostas a questões de segurança, por exemplo. Nesse caso o utilizador terá de providenciar respostas a um conjunto de questões, a partir do portal do utilizador do Autentika.

Como complemento a Autenticação Multi-Factor, é possível configurar a autenticação adaptativa. Nesse caso a apresentação do segundo fator de autenticação dependerá do risco associado a autenticação, como por exemplo o dispositivo do utilizador, a aplicação/serviço a ser acedida, etc.

O Autentika também possibilita ao utilizador redefinir a palavra-passe da sua conta via o portal do utilizador, ou resetar a sua palavra-passe (caso esquecer do mesmo), por conta própria.

Voltar ao topo