´

Perguntas frequentes

Autentika é o servidor de identidade e de gestão de acesso do Estado de Cabo Verde. Aplicações e serviços podem utilizar o Autentika para autenticar os utilizadores e garantir o Single Sign-on de forma segura.
O Single Sign-on é um serviço que permite o utilizador autenticar-se apenas uma vez e ter acesso a múltiplas aplicações, melhorando assim a sua experiência na utilização de serviços online.

O Autentika permite a autenticação dos utilizadores:

  • Com uma conta da rede RTPE (Active Directory do Estado);
  • Com uma conta do portal Porton di Nos Ilha;
  • Com uma conta do próprio Autentika.

Qualquer cidadão nacional ou estrangeiro, desde que tenha uma conta na rede RTPE, no Porton di Nos Ilha ou no Autentika.

Para criar uma conta Autentika:

  • Na página de login clique no botão 'Registar Agora'. É aberta a página que solicita o email
  • Introduza um endereço de email válido (e que ainda não esteja associado a nenhuma conta no Autentika) e clique em submeter. É direcionado para a página de registo.
  • Na página de registo, preencha as informações no formulário e clique em 'Submeter'. Após a submissão é enviada um link de ativação da conta ao endereço de email introduzido
  • Abra a sua caixa de email e na mensagem de ativação da conta clique no botão 'Confirmar Conta'. É notificado sobre a ativação da conta e redirecionado para a página de login.
  • Na página de login introduza as credencias da nova conta e prossiga com o processo de autenticação.

Siga as instruções a seguir, dependendo da sua conta:

  • Para uma conta do Porton di Nos Ilha: clique aqui para visitar o site. Na barra de menus clique na opção Entrar e introduza o seu email e a sua palavra-passe. De seguida clique na opção Minha Conta na barra de menu.
  • Para uma conta do Autentika: clique aqui para entrar. Se ainda não estiver logado, será redirecionado para a página de login.

Para autenticar numa aplicação via Autentika:

  1. Abra a sua aplicação (num navegador web se for um website, por exemplo);
  2. Clique no botão para fazer o login (ou vesite uma página protegida). É redirecionado pela aplicação, para a página de login do Autentika;
  3. Na página de login do Autentica*, preencha o formulário de login e clique em entrar. É direcionado para a página de consentimento;
  4. Na página de consentimento, clique em 'Permitir'. É direcionado para a aplicação, já autenticado, ou seja, a aplicação valida a autenticação realizada no Autentika.
*Na página de login, ao ativar a opção ‘Lembrar de min’ torna possível entrar nas tentativas de login seguintes sem introduzir as credenciais.

Durante do processo de autenticação, após introduzir as suas credenciais na página de login é solicitado o seu consentimento para partilhar dados de seu perfil com outras aplicações. Na página de consentimento são listados todos os dados que são partilhados. Por exemplo, algumas aplicações requisitam o seu email e o seu nome para completar a autenticação.

Para autorizar a partilha destes dados clique no botão 'Permitir'.

Para completar o processo de autenticação algumas aplicações requisitam alguns dados dos utilizadores. Caso a aplicação requisitar esses dados como obrigatório e os mesmos não estivem preenchidos no perfil do utilizador, esses dados são solicitados durante o processo de autenticação.

Para evitar que sempre seja solicitado estes dados, preencha-os nas informações do seu perfil.

Essa mensagem é apresentada quando uma conta ainda não foi confirmada. Certifique que recebeu a mensagem de ativação da conta na sua caixa de email (verifique se não foi recebida como uma spam) e nessa mensagem clique no botão "Confirmar Conta". Após a confirmação já pode autenticar na sua conta.

Siga o procedimento a seguir para reenviar o link de confirmação da sua conta:

  1. Visite a página de login do Autentika (clique aqui );
  2. Na página de login, tente entrar com a conta que acabou de criar (será apresentada a mensagem de conta ainda não confirmada);
  3. Clique no link ‘Reenviar’ (no final do formulário), para reenviar o email de confirmação.

Se não consegue entrar na sua conta:

  • Certifique que a conta já foi confirmada (a partir do link enviado após o registo);
  • Tente recuperar a palavra-passe da sua conta caso esquecer;
  • Certifique que a conta não está bloqueada;

Caso o problema persistir, entre em contacto com a equipa de suporte.

A sua conta pode ser bloqueada nos seguintes casos:

  • Tentativa de autenticação com a palavra-passe incorreta por mais de 5 vezes (nesse caso a conta é desbloqueada após 3 minutos);
  • O utilizador solicitar explicitamente o bloqueio da conta.

Se esquecer a palavra-passe da sua conta, siga as instruções a seguir para recupera-la:

  1. Na página de login clique no link "Esqueceu Palavra-passe" (irá abrir a página de recuperação da palavra-passe)
  2. Introduza o email associado à sua conta e clique no botão 'Submeter' (é enviada uma mensagem de email com as informações de recuperar a palavra-passe);
  3. Abra a sua caixa de email e na mensagem de recuperação envida, clique no botão "Redefinir Palavra-passe" (será aberta a página para inserir a nova palavra-passe)
  4. Introduza a nova palavra-passe e a sua confirmação e clique em 'Submeter'
  5. Agora já pode entrar na sua conta com a nova palavra-passe.

Notas:

  • Não é possível recuperar a palavra-passe enquanto uma conta estiver bloqueada;
  • Por esta via, apenas pode-se recuperar a palavra-passe de uma conta que não seja da rede RTPE.