´

Atributos do utilizador (Claims)

Definição de Claim

Cada dado que caracteriza ou está associado a um utilizador é designado de claim. Como exemplo de claims temos o nome, o email e a data de nascimento do utilizador. O perfil do utilizador consiste num conjunto de claims. Autentika permite a partilha dos claims com o consentimento do utilizador, durante o processo de autenticação. A partilha dos claims com outras aplicações é realizada via Token de Identidade (ID Token), ou seja, um conjunto de claims são empacotados numa Token de Identidade antes do seu envio para a aplicação.

Autentika utiliza o atributo email como o principal identificador do utilizador.

Especificação de atributos

Por padrão o Autentika partilha apenas o email do utilizador com outras aplicações. No momento de registo da aplicação o desenvolvedor deve especificar todos os atributos de deseja que seja retornada pelo Autentika.

Na especificação um atributo pode ser caracterizado como opcional ou obrigatório:

  • Um atributo opcional será retornada apenas se estiver preenchido no perfil do utilizador. Caso não estiver preenchido será retornada um valor nulo;
  • Um atributo obrigatório será sempre retornada á aplicação. Caso não estiver preenchido no perfil do utilizador, o Autentika solicita ao utilizador durante o processo de autenticação.

Por exemplo, considere o cenário em que o Autentika está configurado para retornar os atributos email, nome, telefone e data de nascimento a uma aplicação. Considere que os atributos email, nome e data de nascimento são obrigatórios e no perfil do utilizador os atributos telefone e data de nascimento não estão preenchidos. Nesse caso, apenas o valor do atributo telefone será retornada como nulo. O atributo data de nascimento será solicitada durante o processo de autenticação, como ilustrada na figura a seguir:

Solicitação do atributo data de nascimento

Lista de atributos

A listagem a seguir lista os atributos dos utilizadores disponíveis:

Escopo (scope) Atributos
profile gender, picture, nickname, profile, given_name,
family_name, name, locale, birthdate
email email, email_verified

Voltar ao topo